CAM
Certificado de Aptidão de Motorista
Pesado de Mercadorias – Pesados de Passageiros
Dois cursos diferenciados com o objetivo de formar condutores aptos para transportar mercadorias ou passageiros.
Formação Contínua (35h)
Pesados de Passageiros e Mercadorias
A formação contínua é obrigatória de 5 em 5 anos e permite a renovação do CAM das categorias C, C1, CE, C1E.
Informação
Destinatários
Titulares de carta de condução válida para veículos das categorias D e D+E e subcategorias D1 e D1+E (pesados de passageiros).
Objetivos
A formação contínua é obrigatória de 5 em 5 anos e permite a renovação do CAM.
Requisitos
Ter obtido a sua carta de condução (categoria de veículos de passageiros ou mercadorias).
Programa
Módulos
– Mecânica e eletrónica
– Condução Defensiva, Económica e Ambiental
– Regulamentação Laboral
– Regulamentação da Atividade
– Sinistralidade
Formação Inicial Acelerada (140h)
Pesados de Passageiros e Mercadorias
Para exercer a atividade de motorista de veículos pesados de mercadorias e de passageiros, além do título de condução, é obrigatório um certificado de aptidão de motorista (CAM), que é titulado pelo código 95 na carta de condução.
Informação
Destinatários
Titulares de carta de condução válida para veículos das categorias C, C1 e CE, C1E e das categorias D, D1 e DE, D1E, consoante seja para motoristas de mercadorias e de passageiros.
Objectivos
Aquisição de conhecimentos sobre as regras, medidas de segurança e procedimentos específicos associados a veículos pesados.
Requisitos
Ter obtido a carta de condução (Pesados de Mercadorias ou Passageiros).
Programa
Módulos
– Mecânica e eletrónica
– Condução Defensiva, Económica e Ambiental
– Regulamentação Laboral
– Regulamentação da Atividade
– Sinistralidade
– Prevenção da Criminalidade no Transporte
– Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho
– Situações de Emergência e Primeiros Socorros
– Relações Interpessoais e Qualidade do Serviço
– Contexto Económico e Organização Empresarial
– Tecnologias de Informação e Comunicação
– Condução Individual
O termo motorista vem do termo francês para “foguista”, porque os primeiros automóveis, como seus equivalentes ferroviários e marítimos, eram movidos a vapor e exigiam que o motorista alimentasse o motor. Os primeiros automóveis movidos a gasolina, antes do advento da ignição elétrica, eram acesos por “tubos quentes” na cabeça do cilindro, que precisavam ser pré-aquecidos antes de o motor dar partida. Daí o termo motorista que, neste contexto, significa algo como “aquecedor superior”. O motorista prepararia os tubos quentes no início da viagem, após o que o ciclo natural de compressão do motor os manteria na temperatura correta. O motorista também fazia a manutenção do carro, incluindo manutenção e limpeza de rotina, e precisava ser um mecânico habilidoso para lidar com quebras e furos nos pneus durante o trajeto, muito comuns nos primeiros anos do automóvel.
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